OAB/RS 1.935

Dorfmann e Bianchi

Notícias

Notícias com abordagem jurídica

Nosso objetivo nesta página é democratizar a informação sobre as áreas e assuntos de interesse dos mais variados segmentos que movimentam a nossa sociedade, seja no âmbito empresarial ou pessoal. Os temas escolhidos refletem as questões mais importantes do contexto atual com uma abordagem jurídica, porém focada em facilitar o entendimento do público em geral.

Filtre por categoria:

21 de fevereiro de 2024
Na imagem há uma mulher de jaqueta jeans desfocada ao fundo. É possível perceber que ela está sorrindo e, com mais destaque na imagem, há uma maquete de uma casa, segurada pela mulher.

Entenda a NBR 17.170: a Norma de Garantias de Edificações

Entenda a NBR 17.170 (Norma de Garantias de Edificações), uma das notícias mais importantes do direito imobiliário em 2023.
Ler mais
3 de janeiro de 2024
Na imagem, uma mulher vestida de amarelo recebe as chaves de um homem de terno. Um detalhe interessante fica por conta de o chaveiro ser em formato de casa, mostrando que aquela chave é de um novo imóvel. Nas mãos do home, com menos foco, é possível enxergar alguns papéis, fazendo referência ao contrato do imóvel.

5 motivos para ter assessoria jurídica na compra de imóveis

Conheça 5 motivos para contar com a assessoria jurídica da Dorfmann & Bianchi na hora de comprar um imóvel e evite...
Ler mais
19 de dezembro de 2023
Uma idosa vestindo casaco segura uma bengala para se locomover. Ela conta o auxílio das mãos de uma enfermeira, que está vestida com uniforme da cor azul.

Interdição dos atos civis: o que diz o STJ diz sobre?

Devido à complexidade do assunto, estar bem-informado e preparado em relação ao que o STJ diz sobre interdição dos atos civis...
Ler mais
30 de outubro de 2023
Na imagem, vê-se o teclado de um notebook. A luz é azul, e sobre o teclado, uma mão posiciona um “malhete”, que é como são chamados os martelos de madeira utilizados em tribunal.

Afinal, o que é herança digital?

As leis surgem para normatizar ações. Portanto, o que cria a necessidade da lei, acontece antes da criação dela. Um exemplo...
Ler mais
19 de outubro de 2023
O fundo da imagem está desfocado, mas é possível notar que se trata de um aeroporto. Em destaque, está um homem, sentado com sua mala ao lado. Ele veste um suéter azul com camisa xadrez por baixo e conversa ao telefone.

O que fazer em caso de Perda de Conexão?

A perda de conexão no voo é um dos pesadelos para quem gosta de viajar, e esse acontecimento pode se dar...
Ler mais
20 de setembro de 2023
Uma mão segura uma caneta para a assinatura de um papel. Ao fundo da imagem, há a miniatura de uma casa, dando a entender que esse papel é, na verdade, um contrato imobiliário.

Os Contratos de Corretagem e Condições para Pagamento de Comissões

Os contratos de corretagem desempenham um papel importante nos negócios imobiliários, estabelecendo os termos e condições sob os quais um corretor...
Ler mais
22 de junho de 2023
A imagem mostra uma mão segurando uma caneta dourada prestes a assinar um documento em uma pilha de papeis sobre uma mesa de madeira envernizada. No fundo é possível notar um ambiente arborizado, iluminado pelo sol.

Inventário: quais documentos são necessários?

Neste artigo, você confere os documentos necessários para realizar a abertura de um inventário, bem como suas modalidades.
Ler mais
16 de junho de 2023
na imagem há o boneco de uma mulher com um vestido vermelho e um homem com terno azul. Ele está em cima de uma pilha de moedas mais alta que a da mulher, sobre uma mesa.

O direito à pensão alimentícia para ex-cônjuges

Entenda como funciona o direito à pensão alimentícia concedido a ex-cônjuges.
Ler mais
22 de maio de 2023
A imagem, de fundo grafite, mostra a mão de uma mulher de pele clara segurando uma calculadora pequena preta. Com a outra mão, ela digita um número no aparelho.

Imposto de renda: a pensão alimentícia deve ser declarada?

Saiba como declarar corretamente a pensão alimentícia no Imposto de Renda!
Ler mais
18 de maio de 2023
A imagem mostra quatro bonequinhos (um vestido com visuais que lembram jeans azul e casaco marrom, outro com terno e calças cor creme e gravata vermelha, o terceiro com calças marrons e camisa azul e o quarto bonequinho representa uma mulher de vestido rosa) em frente a uma pilha de moedas. Todos esses elementos estão em cima de uma superfície clara. O fundo da imagem mostra, em desfoque, um terreno com gramado e árvores.

O que fazer quando surge um novo herdeiro após a partilha de bens?

Saiba como proceder quando surge um novo herdeiro após a realização da partilha dos bens.
Ler mais
25 de abril de 2023
A imagem mostra o desenho da planta de um imóvel sobre uma mesa de madeira. Ao redor do desenho, vemos um aparelho de medida, lápis e aparelhos de compasso, uma xícara com café, uma outra folha com desenho arquitetônico e estrutural e um pote branco pequeno, com uma planta dentro.

5 cuidados ao adquirir um imóvel na planta

Conheça nossas dicas para comprar um imóvel na planta e realizar o sonho da casa própria.
Ler mais
12 de abril de 2023
A imagem mostra a mão de um homem escrevendo, a mão, um testamento. É possível ver o punho de sua camisa social e o fundo da imagem é escuro

Testamento: principal recurso para planejamento sucessório

Um dos meios mais conhecidos para a mediação do planejamento sucessório, é o testamento. Saiba como funciona!
Ler mais
14 de março de 2023
A imagem mostra seis malas em uma esteira de aeroporto. Elas estão posicionadas em três pilhas, com suas malas cada. A mala do canto esquerdo inferior tem as laterais em tom de verde e as demais são todas da cor cinza. As bagagens estão envoltas com uma faixa laranja. Ao fundo, é possível visualizar diversas outras malas com estas mesmas características.

Voo atrasado e bagagem extraviada geram dano moral?

Problemas com voo atrasado e bagagem extraviada? Então confira o artigo e saiba quais são os seus direitos nestes casos...
Ler mais
10 de março de 2023

É possível reduzir custos do inventário através da Holding Familiar?

Quando uma pessoa falece, além da dor, também há um viés burocrático com o qual a família precisa lidar: a divisão...
Ler mais
12 de dezembro de 2022
A imagem exibe um ambiente de escritório, com uma mulher sentada em frente a uma mesa. Sua mão direita segura um celular e sua mão esquerda está apoiada sobre um notebook. Ela é branca, tem cabelos escuros na altura do ombro e veste um blazer branco. A imagem possui uma lente azul e alguns pontos azuis em destaque, com uma linha da mesma cor conectando-os e representando conectividade e tecnologia.

Sniper: conheça a nova ferramenta de investigação patrimonial do CNJ

Com o objetivo de facilitar a investigação de vínculos patrimoniais, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou recentemente uma ferramenta integrada...
Ler mais
19 de outubro de 2022
A imagem mostra um casal. Ambos de pele clara e cabelos castanho-escuros. À esquerda da tela há a mulher, de perfil, que veste camisa azul-claro e óculos de armação preta. Ela olha para o homem à sua frente, enquanto tira a sua aliança do dedo. O homem, no canto direito da tela, também está de perfil, e olha para a mulher, enquanto remove sua aliança do dedo. O fundo da imagem tem tons claros, de branco e cinza. É possível ver uma lareira na parede, com alguns pedaços de lenha nela.

Divórcio consensual: o que é e quais os tipos?

Passar pelo divórcio é um momento delicado. Afinal, o término de uma relação costuma trazer à tona emoções profundas e, em...
Ler mais
5 de setembro de 2022
Imagem mostra diversas notas de cem reais organizadamente espalhadas sobre uma superfície clara.

ITBI: nova base de cálculo permite restituição de valores pagos a mais

O ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis e de direitos a eles relativos) é um imposto cobrado quando há transmissão...
Ler mais
26 de agosto de 2022
Imagem de um malhete, em primeiro plano, sobre uma superfície cinza. Ao fundo é possível ver parte de um colchonete azul, e sobre ele um estetoscópio.

Defesa médica: nova resolução reduz o número de testemunhas elencadas pelo acusado

Conforme previsto pelo Código de Ética Médica, determinadas condutas médicas (como marketing irregular, assédio sexual, entre outras), podem desencadear um processo...
Ler mais

Conte com a experiência de quem entende!

Estratégias eficazes nas diversas extensões do Direito.

Topo
Escanear o código